A Acauã Produções Culturais – APC foi fundada em 01 de dezembro de 1990 no distrito onde hoje é a cidade de Aparecida – PB. Criada por um grupo de jovens, dentre eles o multiartista e idealizador do sonho Manoel Ferreira Damião, a entidade foi nomeada em homenagem ao Patrimônio Histórico da Fazenda Acauã, nascendo no teatro e enveredando pela música, literatura, artes plásticas, comunicação e audiovisual.



Com registro no Cartório de Registro Geral de Títulos e Documentos – Sousa /PB, nº 216, fls.125, desde 1994, tem também reconhecimento de Utilidade Pública Estadual pela Assembleia Legislativa da Paraíba Lei Ne 5.951 e pelos Municípios de Sousa/PB, Lei N’ 1500 (1994), e Aparecida/PB (2007).

A frente de intensas e ininterruptas atividades durante seus 34 anos de existência, foi a primeira organização agraciada com a Medalha Augusto dos Anjos – a mais importante comenda cultural, concedida pela Assembléia Legislativa da Paraíba em em setembro de 2002. Dentre outras homenagens, ainda foi destaque em Votos de Aplausos da Câmara Municipal de Aparecida, da Assembléia Legislativa da Paraíba e do Conselho Estadual de Cultura.

Na criação e manutenção de projeto e eventos, realizou 10 espetáculos de teatro, 18 edições do FESERP – Festival Sertanejo de Poesia, duas edições do FAMUP – Festival de Música Popular,  uma versão aberta a todos os estilos e uma versão junina.


Com maior desempenho no setor audiovisual a partir 2005, com o auxílio do programa “Revelando os Brasis”, deu-se início também a produção de curtas-metragens, com cerca de 25 filmes até então, além das inúmeras parcerias construídas com outros realizadores, e desde 2010, realizam a Mostra Acauā do Audiovisual Paraibano, um dos mais antigos festivais de cinema do sertão do estado, hoje, em sua 13ª edição.


A entidade ainda é responsável pela instalação Difusora Acauã, mantida de 1994 até 1999, e a Rádio Comunitária Acauã FM 87,9 e o Cineclube Charles Chaplin, em atividade desde 1998. Em 2009, foi a organização coordenadora dos Pontos de Cultura, Casa da Cultura Antônio Nóbrega, que suspendeu suas atividades em 2021 Ponto de Cultura Caminhos de Acauhan, que se encontra ativo e instalado no Patrimônio Histórico da Fazenda Acauã.


Casa da Cultura “Antônio Nôbrega”

A Casa da Cultura Antônio Nóbrega foi um ponto de cultura que funcionou entre 2009 e 2011, instalado na Rua Cecílio Abrantes, s/n, Aparecida – PB, também sob coordenação da APC. A partir dele havia a garantia de espaço cultural para os artistas e produtores culturais do município de Aparecida e região, onde os mesmos apresentavam seus trabalhos e ao mesmo tempo aperfeiçoam as suas habilidades artísticas através de cursos e oficinas de capacitação.

Ponto de Cultura Caminhos de Acauhan

Uma parceria da Acauã Produções Culturais com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional – IPHAN em atividade desde dezembro de 2008. O projeto se encontra instalado no Conjunto Histórico da  Fazenda Acauã, monumento tombado pelo IPHAN desde 1966.  O ponto tem como objetivo principal Fundar e manter continuamente um Centro Cultural no município de Aparecida, localizado no Patrimônio Histórico da Fazenda Acauã, como forma de contribuir para a sua preservação e revitalização, além de ampliar as possibilidades de atuação dos artistas populares da região de abrangência cultural, capacitar jovens através de cursos e oficinas, para o trabalho de preservação e divulgação do Conjunto Histórico da Acauã e ocupar o espaço do Cojunto Histórico da Fazenda Acauã (Casa, Capela, Sobrado e Casario) com atividades artísticas e culturais. O ponto é dotado de um Centro de Inclusão Digital e do Núcleo de Audiovisual João Carlos Beltrão.


Flor de cedro

Presidência atual (2025-2029)

Hoje, a ONG é presidida por Heloisa Helena Sarmento.