O idealizador da Acauã

Manuelzinho

Manoel Ferreira Damião, filho de Sebastião Ferreira da Silva e Francisca Damião de Sousa, casado com a professora Maria Ildeni dos Santos, pai de Ilderson Emanuel e Irla, nasceu em 06 de abril de 1956, na cidade de Aparecida-PB e faleceu em 06 de março de 2004 vítima de uma queda da torre da Rádio Acauã FM quando fazia manutenção.
Manoelzinho como era carinhosamente conhecido, residiu em Catolé do Rocha, São Paulo e Campina Grande por onde participou de muitos Congressos, Concursos, Mostras e Festivais de poesia, música e teatro, sendo premiado em vários deles.


Ao longo da sua vida foi músico, compositor, poeta, comunicador, desenhista, diretor de teatro, membro fundador da Acauã Produções Culturais e primeiro vice presidente e idealizador e diretor técnico da Rádio Acauã FM Comunitária, onde também apresentava o programa Raízes todos os domingos as 16:00h.

Além de todo um legado cultural e pessoal, Manoelzinho ainda deixou pra sociedade algumas obras publicadas em vida a exemplo das músicas:
• Dança da Vida Gravada em vinil e depois em CD por João Dino em 1995 e
• Leve Brisa gravada com sua voz no CD do 5° FESTCAM – Festival Catolense de Música em 2003.
Na poesia publicou os poemas:
Cotidiano e Foi Escrito na Antologia Poética do I e II FESERP, sob a coordenação da Acauã Produções Culturais, publicado pela Editora Universitária da UFPB, 1996;

• Penso que sou e Viagem sem Retorno na Antologia Poética do III e IV FESERP, sob a coordenação da Acauã Produções Culturais, publicado pela Editora Universitária da UFPB,1999;
• Presente, Passado e Futuro, Perfil, Viva a Vida e Vídeo Sonho na Coletânea Poética “Rimas do Sertão”. Coordenada pela Acauã Produções Culturais, 1999;
• Compaginação e Janela da Imaginação – Antologia Poética da 5ª a 8ª edição do FESERP, sob a coordenação e edição da Acauã Produções Culturais, 2002.

Após a sua morte, em 2005, o Produtor Cultural Laercio Ferreira Filho produziu e lançou o CD Tributo a Manoel Ferreira Damião, composto de 19 músicas de sua autoria em parceria com outros compositores, a exemplo de Oim Ferreira e Laercio Filho.
Em 2008 Cieudo Gomes gravou três das suas músicas (Tempo, A vida e Leve brisa) no CD intitulado Rara Vida.
Em 2009 o Grupo Xique Xique, que tinha como baixista Ilderson Emanoel, filho de Manoezinho, gravou a música As estações interpretada pelo seu primeiro parceiro musical, Deoberto Lopes.

Manoelzinho é o autor da Bandeira e do Brasão do Município de Aparecida e foi um dos maiores lutadores em prol da sua emancipação política, sendo responsável por colher assinatura nos vários abaixo assinados, preparar um dossiê com fotos e informações precisas do então distrito e conquistar apoio a causa através da sua simpatia e entusiasmo.
A morte de Manoelzinho deixou uma lacuna impreenchível nas artes, na cultura e na vida da sociedade de Aparecida, sendo responsável até hoje por influenciar os mais jovens que militam na cultura de Aparecida, motivo pelo qual, recebe nesta data a homenagem de denominar o Memorial da Cultura da sua cidade.
Que saudades Poeta!!!

Laercio Ferreira de Oliveira Filho
06 de maio de 2023